Terça-feira, 23 de julho de 2024

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Voltar Banda Maria Bonita celebra o Dia Nacional do Forró Homenageando Luiz Gonzaga em Porto Alegre

Nesta quarta-feira (13), em comemoração ao Dia Nacional do Forró, a banda Maria Bonita, pioneira do forró no Sul desde 1999, irá  prestar importante homenagem ao aniversariante da semana, um dos ícones da música brasileira, o eterno “Rei do Baião”, Luiz Gonzaga (13/12/1912 – 02/08/1989). O evento ocorre no HYPE CB, em Porto Alegre.

Luiz Gonzaga, conhecido por seu papel fundamental na difusão da música nordestina e suas contribuições para o forró, é uma figura eterna na cultura musical brasileira. Seu legado continua a inspirar gerações de músicos e amantes da música em todo o país e além.

Este evento também enfatiza a importância de preservar e compartilhar a riqueza cultural do Nordeste brasileiro. Cada artista participante traz uma interpretação única, demonstrando a contínua influência e relevância da música de Gonzaga na cena musical contemporânea. No repertório do show, clássicos de Mestre Lua, como Sabiá, Pau de Arara, Vida de viajante, Xote das Meninas, Que nem Jiló, entre outros.

Sobre Luiz Gonzaga

Luiz Gonzaga do Nascimento, conhecido como o “Rei do Baião”, nasceu em 13 de dezembro de 1912. Sua contribuição para a música brasileira é imensurável, tendo popularizado o forró e levado a cultura nordestina a todo o país. Suas canções icônicas e seu carisma único continuam vivos no coração de milhões de fãs.

Banda Maria Bonita 

Pioneira do forró no Sul do Brasil, que em 2023 completou 23 anos de carreira, é formada por Elojac (violão e voz), Kiko Padilha ( Sanfona), Lua Barros (Triângulo e Vocal) e Leandro Oliveira (zabumba).

A direção artística do evento é assinada pelo músico Elojac, pesquisador dos ritmos regionais brasileiros e idealizador do “Forró do Manara”, projeto que lançou inúmeras atrações, bailarinos e DJs e foi sucesso por mais de uma década em Porto Alegre.

Maria Bonita lançou em 2013 o DVD “Forró na Veia“, com um repertório autoral da banda, além das composições “Torpedo”, composta exclusivamente para o grupo gaúcho por Adriana Calcanhotto; “Maria do Povo”, de Rosa Franco; e “Xote da Mulheres”, de Mestre Divan Oliveira.

O segundo disco em 2014, contou com releituras das canções “Asa Morena”, de Zé Caradípia; “Presente”, de Môco Aranda e Kaleb Maximus; “Carro de Boi”, de Zé Evandro; além de um dos primeiros sucessos da banda, “Balanço no Laço”, de Itamar Orla, entre outros temas autorais. E o terceiro trabalho gravado ao vivo no Opinião em 2018 está em etapa de finalização.

Serviço 

  • Tributo Maria Bonita canta Luiz Gonzaga no Dia Nacional do Forró
  •  Dia  13 de dezembro. Abertura da pista às 19h, com início do show às 21h
  • HYPE CB – Rua José do Patrocínio, 885 – Cidade Baixa. Informações: @hypecb
  • Ingressos:  SYMPLA. Antecipados R$30 e, na hora, R$50.
  • A sugestão é vestir-se com trajes típicos de forró, ressaltando a tradição e o espírito da festa.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Show Da Manhã