Quarta-feira, 16 de setembro de 2026

Quarta-feira, 16 de setembro de 2026

Voltar Bairro Sarandi, na Zona Norte de Porto Alegre, ganha microfloresta com 165 mudas de árvores nativas

A avenida João Elustondo Filho, no bairro Sarandi, na Zona Norte de Porto Alegre, recebeu o plantio de 165 mudas de árvores nativas, formando uma microfloresta que irá restaurar a biodiversidade, melhorar a qualidade do ar e reduzir a temperatura do microclima.

Os plantios, realizados pela Smamus (Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade), integram o Plano de Ação para Mitigação da Poluição Atmosférica da Usina de Asfalto localizada na via.

“A usina produz quantidade expressiva de poeira, inerente à fabricação de massa asfáltica, e as árvores irão contribuir para contenção da poeira e vapores, além de todos os ganhos ambientais”, explica o coordenador de Arborização Urbana da Smamus, Diogo Del Ré.

São 165 mudas no total, entre arbóreas (137 mudas), palmeiras (sete mudas) e arbustivas (21 mudas), compostas por espécies pioneiras (resistentes e adequadas para locais degradados ou solos pobres) e não-pioneiras.

Espécies pioneiras:

Rabo-de-bugio (Lonchocarpus nitidus)
Embaúba (Cecropia pachystachya)
Ingá-banana (Inga vera)
Tucaneiro (Citharecylum myrianthum)
Maria-mole (Guapira opposita)
Sobragi (Colubrina glandulosa)
Grandiúva (Trema micrantha)
Timbaúva (Enterolobium controtisiliquum)

Espécies não-pioneiras:

Cincho (Sorocea bonplandii)
Guajuvira (Cordia americana)
Pitangueira (Eugenia uniflora)
Açoita-cavalo (Luehea divaricata)
Chal-chal (Allophylus edulis)
Araçá (Psidium cattleyanum)
Jerivá (Syagrus romanzoffiana)
Guamirim (Eugenia florida)
Camboatá-vermelho (Cupania vernalis)
Cabreúva (Myrocarpus frondosus)
Guabiroba (Campomanesia xanthocarpa)
Aguaí-vermelho (Chrysophyllum marginatum)
Tarumã-preto (Vitex megapotamica)
Mata-olho (Pouteria salicifolia)
Salseiro (Salix humboldtiana)

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário
0 0 votos
Classificação do artigo
Verificação de Email (apenas uma vez)

Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show da Tarde