Sexta-feira, 26 de junho de 2026
Por Redação Rádio Caiçara | 12 de junho de 2026
O ministro gaúcho Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União, já havia emitido sinais desde o ano passado, de que poderia antecipar sua aposentadoria, ante a possibilidade de ser chamado para a disputa de algum cargo majoritário – governador ou senador – pelo Rio Grande do Sul. As tratativas politicas não avançaram, e nesta sexta-feira Nardes confirmou ao jornalista Flavio Pereira que protocolou o pedido de aposentadoria no Tribunal. Ele deve deixar a Corte em dezembro.
A decisão foi comunicada oficialmente pelo presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). No documento, Vital destaca que o pedido de Nardes é feito em caráter “irrevogável e irretratável”. O objetivo da comunicação antecipada é auxiliar a Casa no planejamento tempestivo para a sucessão do cargo.
A vaga de Augusto Nardes pertence à Câmara dos Deputados. Existem dois movimentos políticos: de um lado o partido Progressistas reivindica a vaga. De outro, há uma articulação para que seja indicada uma mulher para a vaga no Tribunal de Contas da União.
No entanto, a votação para a escolha do substituto definitivo deve ser realizada apenas em 2027, e todo o processo correrá já sob a nova composição do Congresso e do governo.
Ex-ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira falou para empresários de Uruguaiana
O ex-ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira defendeu a consolidação, modernização e simplificação da legislação relacionada à administração pública. Foi durante palestra na Associação Comercial e industrial de Uruguaiana esta semana, quando abordou o tema “Caminhos para o Desenvolvimento”. O evento reuniu dezenas lideranças empresariais e representantes de diferentes setores da comunidade.
Ronaldo Nogueira apontou três eixos considerados fundamentais para o crescimento do país: gestão pública, desenvolvimento econômico e desenvolvimento social.
Ele ressaltou ainda que a sensação de bem-estar e a segurança são elementos essenciais para a construção de uma sociedade mais desenvolvida e próspera.
Ao final do encontro, Ronaldo Nogueira reafirmou que o desenvolvimento sustentável depende da integração entre uma gestão pública eficiente, um ambiente favorável aos investimentos e políticas sociais que promovam a inclusão e a emancipação das pessoas, destacando a importância do diálogo entre poder público, setor produtivo e sociedade civil para a construção de soluções duradouras.
Comando Militar do Sul ativa nova organização militar para apoio em situações de calamidade
Na próxima segunda-feira (15), entrará em funcionamento o Núcleo da 3ª Companhia de Transporte. A nova organização militar está instalada junto ao 3º Batalhão de Suprimento (3º B Sup), em Nova Santa Rita, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A solenidade de ativação está marcada para as 14h. A instalação de uma nova organização militar no âmbito do Comando Militar do Sul foi impulsionada com o enfrentamento às enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul em 2024. Durante as chuvas, o 3º B Sup concentrou parte significativa da logística de apoio à Operação Taquari II, o que possibilitou transportar estruturas essenciais de apoio à população, como hospitais de campanha e bombas de sucção de água. A Companhia de Transportes contará inicialmente com um efetivo de 47 militares e 48 viaturas, tais como: caminhões-prancha, utilizados para transporte de veículos e grandes estruturas; caminhões de transporte de contêineres e de gêneros; cavalos mecânicos; caminhões de 5 toneladas, utilizados no transporte de tropa e de materiais; além de caminhões-guincho e viaturas de balizamento.
Governador Jorginho Mello critica Universidade Estadual por criar cotas para nordestinos
O governador Jorginho Mello (PL) fez duras críticas à Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) após a divulgação de um edital de pós-graduação que reserva vagas para candidatos de outras regiões do país. O caso envolve o Centro de Artes (CART), onde o curso de música destinou 10% das vagas para pessoas vindas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
O governador destacou que, embora a UDESC tenha autonomia universitária, é mantida com recursos estaduais.
– É só o que falta, dinheiro do catarinense ter cota para quem é de fora. Já não basta a gente mandar nosso dinheiro pra Brasília e voltar uma migalha? Já vou avisando que não concordo. Nós não vamos aceitar esse absurdo com o dinheiro do catarinense”, declarou.
Presidente do Senado, Alcolumbre nega ter recebido R$ 155 milhões do dono do Banco Master
Após reportagem publicada pela revista Veja apontar que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre teria recebido cerca de US$ 30 milhões — o equivalente a aproximadamente R$ 155 milhões — de Vorcaro, dono do Banco Master, o senador negou ter recebido qualquer valor do ex-banqueiro. Ontem, Alcolumbre anunciou que adotará medidas judiciais nas esferas cível e criminal contra os responsáveis por acusações divulgadas nesta semana. Segundo a revista Veja, o valor teria sido depositado em uma conta secreta no exterior e repassado ao senador em razão de apoio dado a uma demanda de interesse do Banco Master, em operação intermediada por Augusto Lima, ex-sócio do ex-banqueiro.
GHC lança campanha comemorativa de seus 70 anos: Construindo legados. Projetando o futuro”
O Grupo Hospitalar Conceição lançou ontem a campanha comemorativa aos seus 70 anos, em Porto Alegre. Durante 58 anos, o GHC ajudou a construir o que é hoje a maior rede pública hospitalar 100% SUS do Sul do Brasil, vinculada ao Ministério da Saúde. A iniciativa, que tem como mote “Construindo legados. Projetando o futuro”, foi apresentada no Teatro da Unisinos e reuniu trabalhadores, gestores, ex-funcionários, autoridades e representantes da comunidade. A campanha guiará as comemorações das sete décadas de atuação do GHC, com uma série de conteúdos especiais voltados à valorização da memória institucional, dos trabalhadores e dos projetos de modernização da instituição. Em Porto Alegre, administra os hospitais Nossa Senhora da Conceição, Cristo Redentor, Fêmina e Criança Conceição, além da UPA Moacyr Scliar, 12 unidades de saúde da Atenção Primária, três Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e a Escola GHC. Também é responsável pelo Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio de Janeiro.
Por Flavio Pereira.
Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.