Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Voltar Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul cria Grupo de Trabalho para acompanhar situação das enchentes

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Brito (PP), por deliberação da Mesa Diretora, encaminhou nessa terça-feira (30), ao governador Eduardo Leite, ofício informando a criação de Grupo de Trabalho (GT) que atuará junto à Defesa Civil, tendo em vista a situação de fortes e frequentes chuvas e suas consequências nos municípios e na população gaúcha. O grupo parlamentar deverá acompanhar os trabalhos da Defesa Civil na interlocução entre o Parlamento e o Executivo na coleta de informações e busca de soluções para mitigar os problemas enfrentados, conforme consta no ofício.

A Assembleia Legislativa cancelou a sessão plenária deliberativa dessa terça-feira, liberando os parlamentares para acompanharem a situação de suas regiões. “Estamos sensibilizados com a situação que se desenvolve desde segunda-feira. Temos rodovias bloqueadas, pontes arrastadas, municípios afetados novamente por enchentes e desabamentos, pessoas sofrendo. Mas temos fé e esperança que vamos superar esse momento.”, declarou o presidente.

O Grupo de Trabalho tem como integrantes a deputada Delegada Nadine (PSDB) e os deputados Elton Weber (PSB) e Dr. Thiago Duarte (União), sendo que a parlamentar será a coordenadora da equipe.

A deputada Delegada Nadine observou que o objetivo do GT é que os parlamentares tenham um canal oficial e ágil de troca de informações com a Defesa Civil. “Com o Grupo de Trabalho poderemos repassar informações aos deputados sobre as medidas que estão sendo tomadas nas diferentes regiões, e de que maneira podemos prestar auxílio aos municípios e à população”.

“Como parlamentares, precisamos não somente colocar a Assembleia à disposição para ajudar as pessoas, mas precisamos também fiscalizar os serviços que estão sendo prestados para a população gaúcha ao longo destes próximos dias”, reiterou Nadine ao destacar que a previsão é de grandes temporais ainda nesta semana.

Municípios afetados

As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o final de semana já causaram cinco mortes e 76 municípios afetados até o final da tarde dessa terça-feira (30). Os óbitos ocorreram em Paverama (2), Pantano Grande (1), Encantado (1) e Santa Maria (1).

Nas próximas horas, espera-se que o volume de chuvas continue elevado, podendo alcançar até 300 milímetros em algumas áreas. Todos os rios monitorados estão com níveis acima dos limites de alerta. Nos próximos dias, a preocupação se estenderá aos municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, incluindo os rios Jacuí, Guaíba e Sinos, que também podem transbordar.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Show Da Madrugada