Sábado, 18 de janeiro de 2025

Sábado, 18 de janeiro de 2025

Voltar Artista usa inteligência artificial para criar imagens de famosos como crianças. Rita Lee, que morreu aos 75 anos, está entre os escolhidos

Quem disse que não existe máquina do tempo? O perfil das redes sociais Children of Legend  cria artes de grandes ídolos da música, do esporte e do cinema quando crianças. As imagens são feitas por meio de inteligência artificial e ajuda os fãs dos artistas, alguns já mortos, como é o caso da cantora Rita Lee (foto), que faleceu nessa segunda-feira, aos 75 anos, a sanar a curiosidade de vê-los pequenos, quando ainda nem imaginavam a carreira que teriam.

Além de Rita Lee, outros importantes nomes de famosos do Brasil estão entre os escolhidos, como Carmen Miranda, Heitor Villa-Lobos, Elza Soares, Elis Regina, Raul Seixas, Gal Costa, Milton Nascimento, Emílio Santiago, Ney Matogrosso e o rei Pelé.

Entre as personalidades internacionais, a maioria é do mundo da música, como os integrantes dos Beatles e do Pink Floyd; os guitarristas Jimi Hendrix e Eddie Van Halen; a cantora Janis Joplin; os vocalistas Bono Vox, do U2, e Eddie Vedder, do Pearl Jam; e o músico Kenny G, entre dezenas de outros artistas.

Apesar do resultado, o uso de inteligência artificial no campo das artes tem gerado polêmicas.

Por que o uso de ia é polemico

Há quem disserte sobre a integridade das obras de arte que utilizam da inteligência artificial no seu produto. Em 2022, novos programas, como o Midjourney e o DALL-E 2, possibilitaram a criação de imagens digitais com apenas a transcrição de algumas linhas de texto. Por meio da IA, até mesmo artistas amadores agora conseguem criar trabalhos complexos e hiper-realistas.

Esses programas deixaram muitos artistas compreensivelmente nervosos com a possibilidade de serem trocados por uma máquina. A insegurança se baseia no conceito de que, podendo gerar a própria arte, quem pagaria um artista para fazê-la?

A polêmica também gerou debates calorosos sobre a ética da arte gerada por Inteligência Artificial e a oposição de pessoas que afirmam que essas ferramentas são essencialmente uma forma de plágio de alta tecnologia.

Por outro lado, há artistas que não desqualificam o uso das novas tecnologias na produção de arte. Muitos alegam que usar IA para criar uma obra não é diferente de usar o Photoshop ou outras ferramentas de manipulação de imagem digital, e que a criatividade humana ainda é necessária para criar a base certa para qualquer obra artística.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Show Da Madrugada