Quarta-feira, 28 de maio de 2025
Por Redação Rádio Caiçara | 27 de maio de 2025
Após a exposição de fraudes no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o CNPS (Conselho Nacional da Previdência Social) anunciou, nesta terça-feira (27), mudanças em sua composição.
Segundo o ministro da Previdência, Wolney Queiroz, o objetivo é dar mais transparência às decisões do colegiado. A pasta abriu mão de duas vagas no colegiado. Os novos integrantes foram indicados pela Casa Civil, pelos ministérios da Fazenda, do Planejamento e Orçamento, e pela Dataprev.
Além das mudanças entre os representantes governamentais, também foram afastados conselheiros ligados a associações e sindicatos que estão na lista de investigados pela Polícia Federal e pela CGU (Controladoria-Geral da União) no escândalo de descontos indevidos de beneficiários do INSS.
O CNPS é responsável por definir as diretrizes da Previdência Social no país e é formado por representantes do governo federal, de trabalhadores, empregadores, aposentados e pensionistas. Foi em uma dessas reuniões, por exemplo, que o ex-ministro Carlos Lupi foi alertado, em 2023, sobre suspeitas de irregularidades no INSS.
Segundo o atual ministro da Previdência, enquanto as investigações estiverem em curso, os representantes ligados às entidades investigadas permanecerão afastados.
Ainda faltam indicações para completar a nova composição do Conselho. Algumas vagas, especialmente as destinadas aos representantes sindicais, seguem em aberto. Enquanto não forem preenchidas, o colegiado funcionará sem caráter deliberativo.
No Ar: Embalos & Loterias