Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025
Por Redação Rádio Caiçara | 30 de novembro de 2023
O Google anunciou, em sua página para desenvolvedores, a liberação de uma API para aplicativos no Android 14 que detecta e informa quando alguém tira print da tela. O recurso pode servir para dar mais privacidade e segurança às pessoas ao compartilhar dados sensíveis ou acessar serviços financeiros, por exemplo, e também garante mais privacidade no uso de mensageiros.
A API pode ser configurada para disparar uma notificação quando a captura é feita dentro dos aplicativos, inclusive em conversas por apps de mensagem: a ferramenta avisa se a outra pessoa printar a tela de bate-papo.
Notificação de tela capturada
A página do Google com detalhes sobre o recurso explica que a notificação não mostra a imagem da tela capturada, apenas avisa sobre a ação.
Além disso, “a API só detecta uma captura de tela se a pessoa apertar a combinação específica de botões físicos do celular”, informa o documento. Ou seja, a ferramenta não será capaz de detectar o print se ele for acionado por outros comandos ou por programas que capturam tela.
Os desenvolvedores podem definir como a mensagem de aviso vai aparecer para os consumidores. No exemplo apresentado pelo Google, há uma notificação na parte inferior da tela.
A função pode gerar mais proteção em aplicativos que tratam de informações sensíveis, como os apps de pagamento ou de cadastros em programas do governo que apresentam dados financeiros.
Vale notar que alguns aplicativos de mensagem possuem recursos para impedir a captura de tela. O WhatsApp, por exemplo, tem o modo de visualização única para fotos e vídeos que bloqueia esse recurso. No entanto, o mensageiro não avisa quando é feito um print em uma conversa no modo padrão. O Telegram e o Instagram avisam quando alguém tira print em conversas secretas (temporárias).
Como a novidade se trata de uma API, os desenvolvedores precisam implementar o recurso de notificação em seus aplicativos para que as pessoas possam se beneficiar dele.
Apps bancários
Outro exemplo prático para isso está nos apps bancários. Caso alguma pessoa mal-intencionada tenha acesso ao seu aplicativo de banco e tente printar seu extrato bancário, o sistema pode identificar a ação e esconder os dados ou bloquear a captura. Entretanto, a funcionalidade ainda não aparece no Google Pay – afinal, o Google deveria começar mostrando o uso da ferramenta.
O Android Police relata que o app do e-commerce alemão OTTO já está utilizando a funcionalidade. Ao fazer uma captura de tela, você recebe um aviso “OTTO detectou essa captura”. Esse parece ser o formato padrão da mensagem: nome do app seguido de “detectou essa captura”.
No Ar: Clube do Ouvinte