Sábado, 18 de janeiro de 2025
Por Redação Rádio Caiçara | 24 de fevereiro de 2022
Autoridades militares ucranianas disseram, nesta quinta-feira (24), que 20 helicópteros e aviões russos haviam soltado paraquedistas no aeroporto Hostomel, na região de Kiev, onde forças de ambos os lados estavam lutando pelo controle do território.
A defesa ucraniana luta contra invasores russos em quase todo o perímetro do país nesta quinta-feira, depois que Moscou lançou um ataque em massa por terra, mar e ar.
Diversos mísseis foram disparados. Autoridades da Ucrânia informaram que pelo menos 50 soldados russos morreram e seis aviões também russos teriam sido destruídos. Além disso, informações dão conta de que ao menos 40 soldados ucranianos também teriam morrido. Porém, não há confirmação oficial do número de mortes até o momento.
Segundo um conselheiro da presidência ucraniana, a Central de Energia de Chenobyl foi capturada pelas forças russas.
Na Ucrânia, a população se divide entre se proteger em estações de metrô adaptadas como bunkers e tentar sair da região rumo ao oeste. Longas filas se formaram nas principais avenidas de Kiev. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, convocou a população para defender o país e disse que “cidadãos podem utilizar armas para defender território”.
Em seu pronunciamento antes do ataque, Putin justificou a ação ao afirmar que a Rússia não poderia “tolerar ameaças da Ucrânia”. Putin recomendou aos soldados ucranianos que “larguem suas armas e voltem para casa”. O líder russo afirmou ainda que não aceitará nenhum tipo de interferência estrangeira.
No Ar: Show Da Madrugada