Quarta-feira, 11 de setembro de 2024
Por Redação Rádio Caiçara | 23 de outubro de 2023
Miles Cooley, advogado de Rihanna e Jay-z, passou a representar a família de Lupicínio Rodrigues na luta para que a Academia de Artes Cinematográficas reconheça uma indicação Oscar ao compositor. A informação é da coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo.
O filme “Dançarina loura” (1944), de Frank Woodroof, cuja trilha sonora concorreu ao prêmio naquele ano, tem entre suas canções a música “Se acaso você chegasse”, do compositor gaúcho. À época, o nome de Lupicínio, no entanto, sequer foi mencionado pela Academia.
Ainda segundo a coluna, representantes do Itamaray também têm atuado na causa. A história que envolve Lupicínio e o Oscar foi explorada no documentário “Lupicínio Rodrigues: confissões de um sofredor”, de Alfredo Manevy. “Se acaso você chegasse” ganhou uma versão instrumental de um minuto em “Dançarina loura” e não foi creditada ao gaúcho.
Orgulho
Em março, quase 80 anos depois do lançamento de “Dançarina loura”, a família de Lupicínio Rodrigues enviou para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar, uma carta com um pedido de reconhecimento da obra do músico e sua inclusão naquela indicação, em 1945. Conforme revelou o documentário, Lupicínio ficou muito satisfeito quando soube, de surpresa, que sua música estava em um filme estrangeiro. Anos mais tarde é que ele foi se dar conta sobre questão dos direitos autorais.
“É motivo de incompreensão para nós que a contribuição do compositor Lupicínio Rodrigues segue, em pleno ano de 2023, passados mais de setenta e sete anos, sem o devido reconhecimento desta prestigiosa organização de Hollywood”, diz um trecho da carta enviada pela família à Academia.
Em entrevista ao jornal O Globo em março, Lupicínio Rodrigues Filho, filho do compositor, afirmou que o objetivo não era obter nenhuma compensação financeira com a carta, mas somente o reconhecimento do artista por seu trabalho.
“A obra saiu daqui do Rio Grande do Sul, composta pelo pai, e chegou aos EUA. Não sabemos como isso aconteceu, mas não resta a menor dúvida de que devemos buscar reconhecimento. Para nós, é motivo de grande orgulho”, diz o filho do autor de numerosos clássicos, como “Loucura”, “Castigo” e “Meu barraco”, além do hino do Grêmio.
Miles Cooley, que é casado com uma brasileira, é conhecido como o “advogados das estrelas”. Ele também já defendeu nomes como 50 Cent e Kanye West, além da tenista japonesa Naomi Osaka.
No Ar: Show da Tarde