Terça-feira, 28 de maio de 2024

Terça-feira, 28 de maio de 2024

Voltar Advogado Cristiano Zanin toma posse como novo ministro do Supremo

O advogado Cristiano Zanin toma posse, na tarde desta quinta-feira (3), como ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). Ele assume a vaga deixada por Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril. A solenidade está marcada para as 16h.

Foram convidadas cerca de 350 pessoas, entre elas, amigos e familiares de Zanin, ministros do governo federal, parlamentares e autoridades do Judiciário. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou presença no evento.

A cerimônia será aberta pela presidente da Corte, Rosa Weber. Após a execução do Hino Nacional, Zanin será conduzido ao plenário pelos ministros André Mendonça e Gilmar Mendes, integrantes mais novo e mais antigo do tribunal, respectivamente.

Em seguida, o novo ministro prestará o juramento de cumprir a Constituição e assinará o termo de posse. Após o encerramento da sessão, Zanin receberá os cumprimentos dos convidados em outro salão do tribunal.

À noite, um coquetel será promovido por associações de magistrados em um salão de festas. Os convites foram vendidos por cerca de R$ 500.

Perfil

Zanin foi indicado ao STF por Lula e teve o seu nome aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado e pelo plenário da Casa. Ele atuou como advogado do petista nos processos da Operação Lava-Jato.

O novo ministro, de 47 anos, nasceu em Piracicaba (SP). Ele é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Casado com a advogada Valeska Teixeira Zanin Martins, o novo ministro tem três filhos. Ele poderá permanecer na Corte por 27 anos.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Caiçara Confidencial