Terça-feira, 23 de julho de 2024

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Voltar “A saúde determinará o destino da vida”, defende o médico Gilberto Schwartsmann em evento da Associação Comercial de Porto Alegre

“Saúde e Destino” foi o tema da palestra do médico oncologista, escritor, dramaturgo, bibliófilo e pensador cultural Gilberto Schwartsmann no último MenuPOA de 2023. Realizada nesta terça-feira (12), durante almoço na sede da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), a conversa apresentou observações científicas e exemplos práticos sobre como é possível interferir no próprio destino através da saúde e do controle de fatores de risco.

O convidado conduziu a sua explanação explicando os cuidados que as pessoas devem ter com a sua saúde. Os alertas feitos foram baseados em dois fatores que, segundo Schwartsmann, são os responsáveis por metade das mortes no Rio Grande do Sul: o câncer e as doenças cardiovasculares, como infarto e AVC. “As causas de morte no RS são muito conhecidas e estudadas e, por isso, somos capazes de controlar os fatores de risco.”

O médico chamou a atenção para a importância dos exames preventivos, como o de sangue. De acordo com ele, desta forma é possível detectar doenças silenciosas e tratá-las ainda no início. “Hipertensão e diabetes são exemplos de enfermidades que muitas pessoas possuem, mas que desconhecem. Só descobrem quando os sintomas aparecem”, explicou. Outros exames preventivos destacados são a colonoscopia – a partir dos 50 anos para homens e mulheres -, a mamografia, o exame de próstata – a partir dos 50 anos – e o Papanicolau. 

Schwartsmann aconselhou, ainda, que as pessoas evitem desentendimentos que “não levam a lugar algum” e geram desgastes desnecessários. “Pessoas com saúde física e mental conseguem desfrutar a felicidade, que deve ser vivida em tempo real”, afirmou o convidado. “O que eu gostaria mesmo é que as pessoas saíssem dessa reunião um pouco mais motivadas e com lições de casa bem claras sobre como mudar o próprio destino”, finalizou.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Show Da Manhã