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Por Redação Rádio Caiçara | 16 de novembro de 2022
Quando, na semana passada, centenas de indianos vestidos com a camisa da Seleção Brasileira promoveram um carnaval fora de época em Doha, no Catar, internautas e até veículos de imprensa do Brasil e do mundo questionaram a legitimidade da cena. A teoria de que eles seriam pagos pelo governo local para camuflar um suposto fracasso do Mundial foi a mais difundida. Ao tomar conhecimento disso, Sharid VP arregalou os olhos: “Nós somos reais! Essa paixão vem do coração”.
No caso dele, o amor não é pelo Brasil, mas pela Argentina. Três dias depois do desfile de torcedores com a Amarelinha, foi a vez de uma outra multidão, também formada em sua maioria por indianos, ir às ruas da capital catari demonstrar apoio à seleção de Lionel Messi. Sharid e os outros fãs dos hermanos levaram bandeiras, instrumentos musicais e muita disposição.
A grande maioria deles vem do Estado de Kerala, que está entre os que mais enviam trabalhadores para a região do Golfo Pérsico. No Catar, o maior contingente de imigrantes vem justamente da Índia. Eles chegam a ser numericamente superiores aos nativos.
Num país como a Índia, em que o críquete lidera como paixão nacional, Kerala é uma exceção. Seus habitantes são apaixonados pelo futebol. A ponto de, durante as Copas, decorarem as casas e ruas, principalmente na área rural, com bandeirinhas, tintas e outdoors temáticos. Em geral, as cidades se dividem entre os torcedores de Brasil e Argentina. Mas Portugal, que já exerceu forte influência durante a época das navegações, também conta com adeptos.
“Nós admiramos a quantidade de jogadores de nível top mundial que esses países produzem. Hoje, Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo são os maiores”, afirma Sharid, que mora no Catar há 12 anos e hoje é dono de um café.
Ele e outros imigrantes indianos formam um grupo chamado “Argentina Fans Qatar”, que possui perfil no Instagram (15,7 mil seguidores) e no Facebook (2,2 mil). Já os admiradores da seleção de Tite se autodenominam “Brazil Fans Qatar”. O evento de lançamento da logomarca oficial, em julho, contou com a presença do lateral-esquerdo Marcelo.
Os fãs de Neymar & Cia no Catar já organizaram até um campeonato. A disputa, batizada de “Brazil Super Cup”, contou com seis equipes: Atlético Mineiro, Santos FC, Flamengo, Rio de Janeiro, São Paulo e Jogo Bonito.
Mas é em Kerala que a celebração ganha contornos maiores. Já no clima da Copa, as cidades promoveram festas para a “inauguração” dos outdoors e, principalmente, dos painéis gigantes com o formato e a foto de corpo inteiro de Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo. Estes itens são uma verdadeira febre entre os indianos.
Embora torçam para seleções diferentes, não há rivalidade entre os fã-clubes. Além de ninguém ousar danificar a decoração das seleções adversárias, eles participam juntos de desfiles.
No Catar, é essa massa de imigrantes que garantiu ao país a liderança absoluta entre as nações que mais compraram ingressos para a Copa (quase 950 mil bilhetes, segundo a Fifa). Sharid adquiriu para cinco partidas, sendo três delas as da Argentina na fase de grupos (contra Arábia Saudita, México e Polônia).
No Ar: Clube do Ouvinte