Domingo, 23 de junho de 2024

Domingo, 23 de junho de 2024

Voltar 26ª Parada Livre de Porto Alegre movimenta o Parque da Redenção neste domingo

O Parque da Redenção será o principal cenário, a partir do meio-dia deste domingo (10), de mais uma Parada Livre de Porto Alegre. Em sua 26ª edição, o evento tem por objetivo estimular a conscientização sobre os direitos de gays, lésbicas, transexuais e outros gêneros abrangidos pela sigla LGBTQIAPN+.

Além de apresentações no palco principal (próximo ao Espelho D’Água), também será realizada uma caminhada no entorno do parque, sob acompanhamento de caminhões de som. A prefeitura da capital gaúcha preparou uma série de serviços à população durante a festa.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) estará presente com os serviços do Centro de Referência em Direitos Humanos, orientando o público sobre situações de preconceito ou violência. Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prestará orientação e disponibilizará autotestes de HIV, preservativos, lubrificantes e materiais informativos sobre tuberculose e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Já a Guarda Municipal reforçará a segurança, enquanto a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) responderá pela organização do trânsito. Também estão escaladas equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).

Outros serviços estarão disponíveis na Rua de Direitos, espaço dedicado às instituições públicas e organizações da sociedade civil das áreas da saúde, justiça e assistência social. A abertura do evento será no fim da manhã, na esplanada do parque, ao passo que a marcha tem saída prevista para as 16h. A Rua de Direitos estará aberta ao público do meio-dia até às 16h.

Debutantes

Outro evento de destaque na programação cultural da cidade neste fim de semana é o Baile de Debutantes Comunitário, a partir das 10h deste sábado (9) na Associação do Aço do Rio Grande do Sul (AARS) – avenida Severo Dullius nº 2.125 (bairro Anchieta), na Zona Norte. Participam 12 meninas de escolas públicas e que residem no bairro Humaitá.

A ideia é proporcionar a meninas de famílias sob vulnerabilidade social o sonho de comemorar os 15 anos de idade com uma festa. Durante o evento, cada debutante é chamada enquanto é feita uma ligeira introdução sobre sua origem e planos de vida. Em seguida elas dançam uma valsa com cadetes do Colégio Tiradentes.

Além da AARS, o baile é realizado pelo Movimento de Mulheres Marlene Carneiro, com o apoio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juvemtude (Smelj) e da Subprefeitura do Humaitá/Navegantes.

(Marcello Campos)

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário

No Ar: Show Da Manhã