Sábado, 24 de maio de 2025
Por Redação Rádio Caiçara | 27 de dezembro de 2023
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu) de Porto Alegre, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), fez a migração de 217 dos 634 controladores previstos para serem qualificados até 2024.
A modernização dos equipamentos com tecnologia sem cabo (4G ou fibra) integra o programa Sinal Verde lançado pela prefeitura em outubro e tem como objetivo melhorar a comunicação dos pontos com a central semafórica. A qualificação proporciona um tráfego com menos congestionamento e, com isso, gera maior fluidez, principalmente nas vias mais movimentadas de Porto Alegre.
“Com o avanço da modernização, já alcançamos 70% de comunicação no universo de 634 controladores. Nossa meta é chegar a 90%, o que irá nos permitir promover as melhorias que buscamos para o trânsito de Porto Alegre”, destaca o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto.
Até agora, as sinaleiras que receberam o upgrade contemplam pelo menos 43 vias da cidade. Os próximos equipamentos a receberem a modernização estão na Assis Brasil, Plinio Brasil Milano, Cristóvão Colombo e Anita Garibaldi. Juntamente com a modernização, a prefeitura está investindo em ampliar o número de nobreaks, dos atuais 60 para 140.
Programa
Porto Alegre tem em torno de 1.430 locais semaforizados, com 11.072 semáforos, os quais são gerenciados por cerca de 900 controladores de programação semafórica.
Já foram investidos R$ 12,65 milhões na modernização do parque, sendo R$ 9,5 milhões nesta etapa, que inclui 634 dos 900 controladores semafóricos existentes na Capital. Até o primeiro semestre de 2024, Porto Alegre terá 70% da rede com comunicação por tecnologia sem cabos (4G ou fibra), o que permitirá que se atinja a meta de 90% da comunicação semafórica nos eixos contemplados pelo programa.
Confira as vias que receberam os novos controladores:
No Ar: Show Da Manhã