Domingo, 07 de dezembro de 2025

Domingo, 07 de dezembro de 2025

Voltar Trabalhadores de Chernobyl correm risco devido aos bombardeios russos

Os bombardeios russos perto da usina nuclear de Chernobyl impediram que os funcionários saíssem e entrassem na instalação, de acordo com o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi.

A autoridade reguladora da Ucrânia disse à AIEA na quinta-feira (24) que o bombardeio colocava em risco “as casas e as famílias do pessoal operacional que garante a segurança nuclear e de radiação” de Chernobyl.

No mês passado, as forças russas tomaram o controle da usina nuclear, que fica no Norte da Ucrânia e foi cenário do pior desastre nuclear do mundo, e mantiveram funcionários como reféns, segundo autoridades ucranianas.

A notícia de quinta chega apenas alguns dias depois que os funcionários da usina finalmente conseguiram alternar os turnos e ir para casa depois de trabalhar por quase quatro semanas seguidas.

Grossi havia dito anteriormente que a equipe de Chernobyl deve poder descansar e alterar o turno, afirmando que este é um “elemento vital para a operação segura e protegida da energia nuclear”.

Porém, o bombardeio russo na cidade de Slavutych, onde vivem muitos dos trabalhadores da usina nuclear, colocou o pessoal em risco, afirmou a AIEA.

Slavutych está localizada fora da zona de exclusão que foi criada após o desastre de 1986.

Voltar

Compartilhe esta notícia:

Deixe seu comentário
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Bailão da Caiçara