Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026
Por Redação Rádio Caiçara | 20 de fevereiro de 2026
A Polícia Federal prendeu, nesta sexta-feira (20), um homem investigado por armazenar imagens e vídeos de abuso sexual infantojuvenil, em Porto Alegre. A ação ocorreu no âmbito da Operação Parthenos, que tem como foco o combate ao armazenamento e à distribuição desse tipo de material.
De acordo com a corporação, o suspeito também é investigado por extorquir menores de idade, ameaçando divulgar os conteúdos caso não recebesse pagamentos.
Além do mandado de prisão, os policiais cumpriram mandado de busca e apreensão no endereço do investigado, na Capital. No local, foram apreendidos dispositivos eletrônicos, como HDs e telefone celular, que serão submetidos à perícia.
Após a prisão, o homem foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Polícia Federal ressalta que, embora a legislação brasileira ainda utilize o termo “pornografia” — conforme o artigo 241-E do Estatuto da Criança e do Adolescente — para definir situações que envolvam crianças ou adolescentes em atividades sexuais explícitas, a comunidade internacional recomenda a adoção das expressões “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual de crianças e adolescentes”, por refletirem com maior precisão a gravidade desses crimes.
A corporação também reforça o alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar crianças e adolescentes no ambiente virtual e fora dele. Conversas abertas sobre segurança digital, acompanhamento do uso de redes sociais, jogos e aplicativos, além da atenção a mudanças de comportamento, são apontadas como medidas fundamentais de prevenção.
Após enviar seu primeiro comentário, você receberá um email de confirmação. Clique no link para verificar seu email - depois disso, todos os seus próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Você só precisa verificar uma vez a cada 30 dias.